domingo, 22 de março de 2015

Dica Músical: Sopor Aeternus


Sopor Aeternus & The Ensemble of Shadows é o nome de uma banda alemã de darkwave. A sua sonoridade traz incorporado influências das bandas eletro-góticas alemãs da década de 1980, bem como, um forte apelo instrumental.
O som conta com uma vasta gama de instrumentos, que vai de efeitos eletrônicos até sinos. O mais freqüente são diversos instrumentos de sopro, além de variados tipos de guitarras (acústicas ou eletrônicas) e percussão. Numa rara e exímia demonstração de verdadeiro talento, a vocalista é capaz de cantar com vozes masculinas e femininas. O diferencial está na sua acentuada gravidade fúnebre, com vozes que variam de um tom provocativo a lamúrias. A banda ao longo de seus álbuns vem evoluindo de uma linha electrogoth para o instrumental.





Anna-Varney Cantodea é nome artístico da única integrante da banda Sopor Aeternus e The   Ensamble Of Shadows, sendo quem canta e compõem todas as músicas.
O seu nome é segredo assim como a maior parte das informações seja sobre a banda ou sua vida pessoal. A postura fechada da vocalista escolhendo pelo anonimato, a recusa de se apresentar ao vivo, e a escassez de informações tornou praticamente impossível separar a verdade da mera especulação quanto a sua origem.
O nome artístico: Anna que é um nome, e Cantodea um vernáculo feminino em Latim para som, canção ou cantora. Varney é o nome do vampiro que protagoniza o folhetimVarney the Vampyre, or the Feast of Blood (1847), atribuído ao autor James Malcom Rymer. Deste modo seu nome artístico reflete os temas centrais de sua obra: seu conflito com sua sexualidade e a morte.
Numa rara e exímia demonstração de verdadeiro talento, a vocalista é capaz de cantar como tenor  e soprano. O diferencial está na sua acentuada gravidade fúnebre, com vozes que variam de um tom provocativo a lamúrias. A banda ao longo de seus álbuns vem evoluindo de uma linha eletro-gótica para uma música mais instrumental.


Anna-Varney Cantodea afirma que suas músicas são inteiramente composta por influência das almas que a rodeiam (The Ensemble of Shadows) desde a infância, que sua música é feita para si mesma e sobre si mesma, nunca em contato direto com o mundo, e ainda que seu trabalho com o Sopor Aeternus é uma forma de trabalhar seus próprios conflitos em busca de elevação espiritual
.Correram boatos de que teria nascido intersexual. Sabe-se atualmente que isso não é verdade. Anna-Varney foi designada ao sexo masculino no nascimento, e disse a revista alemã de metal Witchcraft que o motivo de ser trabalhada em computador, ao invés de realizar a transição física, está relacionado a conflitos espirituais decorrentes do procedimento.